sábado, 23 de agosto de 2008

ANNA BESSONOVA

Tenho um novo ídolo. Chama-se Anna Bessonova, é ukraniana, graciosa, flexível, expressiva, a princesa da ginástica rítmica mundial. Hoje ganhou a medalha olímpica de bronze na modalidade de ginástica rítmica individual, atrás da russa Evgeniya Kanaeva , e da búlgara Inna Zhukova , mas na minha opinião foi a melhor. Não, não sou gay, estou apenas de volta à minha adolescência, quando cobria as paredes do meu quarto com posters das campeãs de ginástica, tanto desportiva (agora denominada artística), como rítmica, que pratiquei até aos meus 18 anos.
Vale a pena dar uma vista de olhos à sua participação nestes jogos olímpicos de Pequim, especialmente às provas de massas e fita. Ela é brilhante! Parabéns Anna!

domingo, 17 de agosto de 2008

VENCEDORES E VENCIDOS

Beijing 2008. De 4 em 4 anos, os jogos olímpicos presenteiam-nos com bons e emocionantes momentos em frente à tv. Enquanto a maior parte dos cidadãos do mundo está em pleno gozo do merecido descanso anual, os atletas olímpicos estão numa tensão brutal, à procura da consagração, muitos deles no exame final que dará sentido aos irreversíveis anos, meses, dias e horas de árduo trabalho, com o objectivo de ter uma medalha olímpica pendurada ao pescoço, enquanto ouvem o hino do seu país e posam para a foto que tornará o momento eterno. Fico contente pelos eleitos, mas solidária com todos aqueles que não conseguem alcançar a glória, que expressam um devastador desalento, uma gigantesca frustração pelo esforço que não foi suficiente nem recompensado. Como tudo na vida, a lei do vencedor e do vencido prevalece.